Logomarca da Companhia com uma foto da homenageada |
A Dan Airways foi criada em 01/10/2008, em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Praia Grande. Sua primeira aeronave, um Long Beach 753-200 de prefixo PP-FBA, ficou pronta no dia primeiro de dezembro. As operações da Companhia foram iniciadas no Natal de 2008, com os três primeiros aviões decolando simultaneamente. O PP-FBA foi para Manaus. O PP-FBB foi para Salvador. E o PP-FBC foi para Brasília. Desde o dia 26 de dezembro de 2008 (e até 03/12/2009) a Companhia recebia uma nova aeronave por dia.
A Empresa deu um grande salto no dia 5 de maio de 2009. Com a falência da AN Linhas Aéreas em 30 de abril, a Companhia recebeu 147 das 524 aeronaves que pertenciam à frota da AN. Com isso, sua frota subiu, da noite para o dia, de 151 para 298 aeronaves, tornando-a então a quarta maior frota da NSABE (perdendo apenas para DBR.com, Bel Airlines e DYR.com) e elevando-a a segunda posição das maiores empresas da NSABE.
No dia 3 de junho de 2009, a Companhia teve a sua primeira baixa nas operações. Às 23h47Z, o McDonnell Douglas MD-11, de prefixo PP-FBK (com a pintura especial do Flamengo), decolou do Aeroporto Internacional de Paris – Orly rumo a Praia Grande, cumprindo o voo DN1977. A bordo iam 14 tripulantes e 263 passageiros. Todos morreram quando o avião explodiu no ar às 2h47Z, próximo ao Estreito de Gibraltar e a 150 km da costa de Portugal. A investigação concluiu que a explosão foi causada por uma mala que continha um explosivo plástico feito do mesmo material que derrubou o voo PA103 da Pan Am em 1988.
Tragédias à parte, no dia 7 de agosto de 2009 a Companhia surpreendeu o mercado aeronáutico ao anunciar a maior encomenda feita por uma companhia aérea em um único dia: 3.700 aeronaves de 20 modelos de seis fabricantes, um investimento total estimado em 615,61 bilhões de dólares. As entregas foram feitas até 3 de dezembro de 2009, o que fez a Dan Airways, a partir daquela data, tornar-se a maior companhia aérea do mundo - pura fantasia!
Frota atual (atualizado até 3 de agosto de 2010) = 4.246 aeronaves.
—Long Beach (948 aeronaves)
740-300 12
753-100 155
753-200 14
753-300 151
753-400 154
771A-100 8
771A-200 159
790-100 4
790-200 2
790-300 3
790-300LR 7
LBRJ-200 40
LBRJ-500 44
LBRJ-800 33
LBRJ-900 27
LBRJ-1000 71
LBRJ-1100 64
—McDonnell Douglas (340 aeronaves)
MD-11 165
MD-13 1
MD-83 12
MD-90 162
—Boeing (1.234 aeronaves)
737-700 148
737-800 161
747-400 153
747-8 148
767-400ER 156
777-200LR 162
777-300ER 158
787-9 148
—Airbus (778 aeronaves)
A330-200 148
A330-300 148
A340-500 148
A340-600 167
A380 167
—Embraer (798 aeronaves)
ERJ-145 148
E-170 162
E-175 163
E-190 162
E-195 163
—Bombardier (148 aeronaves)
CRJ-900 148
Nenhum comentário:
Postar um comentário