quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FD - Boeing 2707SST Star One

Você é um tipo que voa no Flight Simulator X, adora voar acima da velocidade do som, mas com a baixa qualidade da maioria dos Concordes que encontramos desanima ter que abrir outras aeronaves antes de voar no Concorde, para que seus motores não deem "flame out" sem possibilidade de religamento? Você, que atende estas condições, não voa num caça porque geralmente vêm sem o autopilot e você gosta de aeronaves comerciais? Bom, a solução é baixar o Tupolev Tu-144, então. Certo? Errado! O Tu-144 é raríssimo de achar para FSX, e quando acha, é só de uma ou duas texturas, além de ele comer muita pista para decolar (mais de 3.500 m) e ter uma alta velocidade de estol (pelo menos o modelo que eu tenho aqui ele estola a 320 nós). Então, o que podemos fazer para voar numa aeronave supersônica de passageiros?
Eu tenho a solução, ou melhor, achei em outro site, todo branco, e fiz uma pintura própria. Apresento a vocês, com exclusividade pelo Blog NSABE, o Boeing 2707SST Supersonic Transporter, nas cores da Star One Airways. É uma aeronave que a Boeing planejou no fim dos anos 60 para competir com o Aerospatiale/BAC Concorde e o Tupolev Tu-144, mas devido ao alto custo do projeto, este foi abandonado. Para nossa sorte, a Boeing já havia construído um mock-up (maquete em tamanho real) do modelo e tinha divulgado várias características, como dimensões, desempenho, pesos, motores etc, o que permitiu que alguém tivesse a genial ideia de desenvolver a aeronave para o Flight Simulator X. Algumas características interessantes do modelo (pelo menos no simulador, hoje eu passei a tarde inteirinha voando com ele para colher dados de performance) eu listei abaixo, após o já mencionado teste que eu mesmo fiz.
Velocidades de estol
Nivelado (autopilot configurado para manter 15.000 pés): Flaps 0: 188 nós. Flaps 1: 169 nós. Flaps 2: 163 nós. Flaps 3: 153 nós. Flaps 4: 145 nós. Flaps 5: 138 nós. Flaps 6 (full flaps): 132 nós.
Com pitch de 10° acima da linha do horizonte: Flaps 0: 191 nós. Flaps 1: 174 nós. Flaps 2: 170 nós. Flaps 3: 161 nós. Flaps 4: 148 nós. Flaps 5: 139 nós. Flaps 6 (full flaps): 130 nós.
Velocidades máximas
Ao nível do mar (medido a 500 pés): Mach 2.20, 1.628 KIAS e 1.440 nós GS.
A 15.000 pés: Mach 2.26, 1.265 KIAS e 1.412 nós GS.
A 35.000 pés: Mach 2.54, 921 KIAS e 1.464 nós GS.
A 60.000 pés: Mach 2.71, 539 KIAS e 1.557 nós GS.
Obs.: As medições de velocidades máximas a 15.000 e 35.000 pés foram "prejudicadas", por a aeronave ter atingido as velocidades indicadas acima e, sem que o computador de bordo tenha dado "overspeed", estas começaram a cair novamente.
Velocidade máxima absoluta
É a velocidade em que, mesmo depois de ultrapassado o limite estrutural de velocidade, a aeronave continua acelerando. A velocidade que ela atinge quando para de acelerar é a "velocidade máxima absoluta", que, medida a 60.000 pés, foi de Mach 4.60, 927 KIAS e 2.667 nós GS. Vale lembrar que, se você gosta de desafiar os limites da aeronave, a Mach 4.60, a aeronave consome oito vezes mais combustível do que voando a Mach 2.50, na mesma altitude.
Altitude máxima de voo
Para fazer este teste, o piloto automático foi configurado para alcançar e manter Mach 2.71 e 60.000 pés de altitude. Uma vez que a velocidade fosse alcançada e a aeronave estabilizasse naquela altitude, o autopilot foi comandado para subir até 99.900 pés, com uma taxa de subida de 6.000 pés por minuto. Ao chegar a 99.500 pés, o controle de altitude foi desativado e a aeronave, mantendo a velocidade, foi manualmente comandada com 10° de pitch. O teste não foi finalizado, pois a aeronave atingiu 110.193 pés sem mostrar variação na velocidade, o que foi considerado muito satisfatório.
Distâncias de decolagem e de pouso
Teste feito em um aeroporto localizado ao nível do mar (no caso, o Aeroporto Regional de Queimada Grande, em Praia Grande-SP - não existe de verdade, eu o criei e não disponibilizei o link para download).
Distância de decolagem com Flaps 0: 1.338 metros. Dá para decolar de Congonhas ou Campo de Marte de boa e quase que dá do Aeroporto Santos Dumont.
Distância de pouso com Flaps 6 (full flaps), reverso no máximo, spoilers acionados e freios ao máximo: 811 metros. Dá para pousar até no Aeroporto de Jacarepaguá (mas não dá para decolar de lá!).
Ufa, chega de informação! Vamos ao que interessa: abaixo vem o link de download e, abaixo dele, uma imagem da aeronave (como em todas as postagens que não são NOTAMs).

http://www.mediafire.com/download/g7hy46xdy28dkim/FD+-+Boeing+2707SST+Star+One.zip

Thumbnail Boeing 2707SST Star One

Vídeo - Apresentação ao mundo da Star One Airways

Vídeo publicado no You Tube no último dia 29, apresentando ao mundo a Star One Airways, este apenas com fotos. O vídeo parte dois eu farei com vídeos dos aviões da empresa.
Em outras oportunidades, farei também da Dan Airways, Samy etc.