domingo, 15 de maio de 2011

Tutorial - Como instalar aeronaves do blog no seu simulador (somente textura)

Voltando aqui com a segunda parte (e mais difícil) do tutorial de instalação de aeronaves, vou mostrar a vocês como instalar uma aeronave do blog quando no arquivo baixado tem apenas a textura dela.

Assim como na primeira parte, esta foi demonstrada com o Flight Simulator X, mas para a versão 2004 a forma de instalação é exatamente igual, e para ampliar as imagens basta clicar sobre elas.

A parte inicial é exatamente igual ao outro tutorial: vá até a pasta onde você baixou o arquivo, selecione-o e abra-o.

Repare que, ao contrário do outro, este tem dois elementos: uma pasta e um arquivo no formato .txt (Bloco de Notas).

E, tal como no outro, descompacte o arquivo.

E aqui estão os arquivos, novamente. Selecione a pasta e copie (Ctrl+C).

Você tem que saber exatamente em que modelo a textura funciona. Caso você já o tenha instalado, abra a pasta correspondente a ele. Caso não, é necessário baixá-lo da internet e instalar. Em todo caso, supondo que você tenha o modelo já instalado, selecione a pasta onde ele está e abra-a.

Dê Ctrl+V para que a pasta que você copiou apareça aqui.

Como aqui temos apenas a textura, esta etapa é obrigatória para que ela funcione, caso contrário, nem na lista de aeronaves seu novo avião aparecerá. Selecione o arquivo "Leia-me.txt" e abra-o.

Você vai ver que tem uma espécie de "código" no arquivo, mas é justamente ele que vai indicar ao simulador em qual pasta está sua textura e de que modelo ela é, além de empresa, número de voo, prefixo etc. Aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto, e em seguida Ctrl+C para copiar.

Agora, uma parte importante deste tutorial: toda aeronave tem este arquivo em sua pasta raiz, e o nome dele é "aircraft.cfg" (às vezes está grafada com todas as letras maiúsculas, ou só a inicial, mas funciona do mesmo jeito). Selecione-o e abra-o. Caso você nunca tenha aberto um arquivo com a extensão .cfg antes, aparecerá uma janela do Explorer dizendo se você quer procurar um aplicativo na Web ou procurar, dentre os programas instalados, um programa para abrí-lo. Selecione esta última e, na lista que aparecer, selecione Bloco de Notas. Preferencialmente, selecione a opção "Sempre usar este programa para abrir este tipo de arquivo", que está logo abaixo da lista de programas. Após isso dê Ok.

Note que vai aparecer um monte de códigos iguais aos que acabamos de copiar. Vamos até o último deles.

Exatamente embaixo do último, apertamos Ctrl+V para colar o código. Pular linha ou não é opcional, eu opto por pular para facilitar a divisão entre o código de uma textura e o código de outra textura. Note que, logo na primeira linha de cada código, há o seguinte texto: "[fltsim.X]", onde X pode ser um número qualquer. Verifique no código exatamente acima do que você colou e veja qual número está no lugar de X, e coloque o número seguinte no local em que você colou. Isto é: o último código é assim: [fltsim.4]. Portanto, no seu, você porá o 5 no lugar do X, passando de [fltsim.X] para [fltsim.5]. Esta sequência numérica deve ser rigorosa, caso contrário sua aeronave não funcionará! E, eventualmente, se neste modelo não houver nenhuma textura instalada, a primeira deverá, obrigatoriamente, conter o número 0 (zero), senão também não funcionará!

Passada a parte mais difícil (principalmente para quem começa agora ou não tem muita intimidade com a informática), vamos verificar se nossa aeronave foi corretamente instalada. Vejam que ela está lá na lista, mas vamos verificar se ela realmente funciona.

Funcionar ela funciona, mas como expliquei no tutorial anterior, meu simulador não está mostrando a maioria das aeronaves, por uma razão que eu desconheço.

Tutorial - Como instalar aeronaves do blog no seu simulador (modelo completo)

Caros leitores, recebi pedidos de orientações dos leitores do blog que se interessaram em fazer o donload de algumas aeronaves do blog para o seu simulador, entretanto não sabiam como fazê-lo. Para tanto, resolvi fazer este tutorial para esclarecer estas dúvidas, que estão cada vez mais frequentes.

Dividi este tutorial em duas partes: postagens que vêm com o modelo completo integrado e postagens apenas com a textura. Esta primeira parte reserva-se aos links com os modelos completos.

Abaixo, posto as imagens de como fazer a instalação das aeronaves. Mas, antes de mais nada, um aviso: embora eu tenha usado o Flight Simulator X para fazer este tutorial, o método de instalação é rigorosamente igual no Flight Simulator 2004. Abaixo seguem as print screens deste tutorial. Para ampliar, basta clicar em cada imagem.


Vá até a pasta onde você baixou a aeronave e a selecione.

Abra o arquivo. Se estiver no formato .rar você vai precisar do Win RAR para ter acesso aos arquivos. Perceba que dentro dele há apenas uma pasta, porque todos os arquivos necessários para o funcionamento da aeronave estão lá dentro. No menu da esquerda (não sei se é assim no Vista ou Seven), clique em "Extrair tudo...".

Aqui os arquivos já estão extraídos. No caso do Win Explorer, mantenha selecionado a opção "Mostrar arquivos extraídos" e conclua.

Selecione a pasta que você acabou de extrair e copie (Ctrl+C).

Agora vá até a pasta \SimObjects\Airplanes (no FSX) ou \Aircraft (no FS2004) e cole (Ctrl+V).

Como não é necessário fazer mais nada, vamos abrir o simulador para ver se a aeronave funcionou. No caso, testando no FSX.

Clique no primeiro botão da esquerda (o laranja).

A aeronave está ali, mas ainda não significa que ela funciona. Vamos ver.

E aqui está! A aeronave irá aparecer girando nesta tela, mas por algum problema que eu desconheço, o meu simulador mostra esta "tela branca" em algumas aeronaves. Só não mostra nos add-ons da Level-D e nos defaults, os demais todos ficam assim.