domingo, 15 de maio de 2011

Tutorial - Como instalar aeronaves do blog no seu simulador (somente textura)

Voltando aqui com a segunda parte (e mais difícil) do tutorial de instalação de aeronaves, vou mostrar a vocês como instalar uma aeronave do blog quando no arquivo baixado tem apenas a textura dela.

Assim como na primeira parte, esta foi demonstrada com o Flight Simulator X, mas para a versão 2004 a forma de instalação é exatamente igual, e para ampliar as imagens basta clicar sobre elas.

A parte inicial é exatamente igual ao outro tutorial: vá até a pasta onde você baixou o arquivo, selecione-o e abra-o.

Repare que, ao contrário do outro, este tem dois elementos: uma pasta e um arquivo no formato .txt (Bloco de Notas).

E, tal como no outro, descompacte o arquivo.

E aqui estão os arquivos, novamente. Selecione a pasta e copie (Ctrl+C).

Você tem que saber exatamente em que modelo a textura funciona. Caso você já o tenha instalado, abra a pasta correspondente a ele. Caso não, é necessário baixá-lo da internet e instalar. Em todo caso, supondo que você tenha o modelo já instalado, selecione a pasta onde ele está e abra-a.

Dê Ctrl+V para que a pasta que você copiou apareça aqui.

Como aqui temos apenas a textura, esta etapa é obrigatória para que ela funcione, caso contrário, nem na lista de aeronaves seu novo avião aparecerá. Selecione o arquivo "Leia-me.txt" e abra-o.

Você vai ver que tem uma espécie de "código" no arquivo, mas é justamente ele que vai indicar ao simulador em qual pasta está sua textura e de que modelo ela é, além de empresa, número de voo, prefixo etc. Aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto, e em seguida Ctrl+C para copiar.

Agora, uma parte importante deste tutorial: toda aeronave tem este arquivo em sua pasta raiz, e o nome dele é "aircraft.cfg" (às vezes está grafada com todas as letras maiúsculas, ou só a inicial, mas funciona do mesmo jeito). Selecione-o e abra-o. Caso você nunca tenha aberto um arquivo com a extensão .cfg antes, aparecerá uma janela do Explorer dizendo se você quer procurar um aplicativo na Web ou procurar, dentre os programas instalados, um programa para abrí-lo. Selecione esta última e, na lista que aparecer, selecione Bloco de Notas. Preferencialmente, selecione a opção "Sempre usar este programa para abrir este tipo de arquivo", que está logo abaixo da lista de programas. Após isso dê Ok.

Note que vai aparecer um monte de códigos iguais aos que acabamos de copiar. Vamos até o último deles.

Exatamente embaixo do último, apertamos Ctrl+V para colar o código. Pular linha ou não é opcional, eu opto por pular para facilitar a divisão entre o código de uma textura e o código de outra textura. Note que, logo na primeira linha de cada código, há o seguinte texto: "[fltsim.X]", onde X pode ser um número qualquer. Verifique no código exatamente acima do que você colou e veja qual número está no lugar de X, e coloque o número seguinte no local em que você colou. Isto é: o último código é assim: [fltsim.4]. Portanto, no seu, você porá o 5 no lugar do X, passando de [fltsim.X] para [fltsim.5]. Esta sequência numérica deve ser rigorosa, caso contrário sua aeronave não funcionará! E, eventualmente, se neste modelo não houver nenhuma textura instalada, a primeira deverá, obrigatoriamente, conter o número 0 (zero), senão também não funcionará!

Passada a parte mais difícil (principalmente para quem começa agora ou não tem muita intimidade com a informática), vamos verificar se nossa aeronave foi corretamente instalada. Vejam que ela está lá na lista, mas vamos verificar se ela realmente funciona.

Funcionar ela funciona, mas como expliquei no tutorial anterior, meu simulador não está mostrando a maioria das aeronaves, por uma razão que eu desconheço.

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